Artigo 3
Em 1800, Franz Gall inventou a teoria da Frenologia, esta era uma ciência do cérebro que examinava a forma e os nódulos do crânio humano , ou seja, completando a teoria de Franz Gall era definida a inteligência de cada pessoa através da examinação de um frenologista através da forma da cabeça de cada indivíduo, uma pessoa que possui-se um crânio de grande perímetro era considerado inteligente, caso contrário era considerado menos inteligente.

Hans Eysenck foi um dos psicólogos mais influentes do século 20.
Desenvolveu uma teoria baseada nos resultados da análise fatorial das respostas a certos questionários de personalidade, em conclusão, ele identificou três dimensões independentes da personalidade:
O psicoticismo (P), a extroversão (E) e o neuroticismo (N), que é denominado Modelo PEN.
Psicoticismo
Pessoas com vários transtornos mentais, caracterizadas pela sua insensibilidade, sua desumanidade, sua anti-socialidade, sua violência, sua agressividade e sua extravagância.
Extroversão ( extroversão - introversão )
Extrovertidos são caracterizados por sociabilidade, impulsividade, desinibição, vitalidade, otimismo e inteligência;
enquanto os introvertidos são calmos, passivos, insociáveis, atenciosos, reservados, pessimistas e calmos.
Eysenck pensa que a principal diferença entre extrovertidos e introvertidos está no nível de excitação cortical, este nível de excitação cortical pode ser medido através da condutância da pele, ondas cerebrais ou suor. Os Introvertidos têm níveis mais altos de atividade que os extrovertidos.
Neuroticismo (estabilidade emocional - instabilidade)
Pessoas com Instabilidade emocional que mostram ansiedade, histeria e obsessão. Frequentemente, tendem a reagir emocionalmente de forma exagerada e têm dificuldade em retornar ao estado normal após a ativação emocional. No outro extremo, a pessoa é justa, calma e com alto grau de controle emocional.
