Artigo 4
Teoria dos tipos de personalidade
Essa teoria parte da pesquisa sobre Oito Tipos Psicológicos de Carl G. Jung, que foi melhor desenvolvida por Katharine Cook Briggs e Isabel Briggs Myers. Elas definiram 16 tipos de personalidade.
Esse estudo é uma das teorias de personalidades mais divulgadas ao redor do mundo para dividir pessoas em tipos psicológicos. O conceito é muito usado, por exemplo, por empresas que procuram perfis diferentes de candidatos.

Teoria dos tipos de personalidade
Classificação dos tipos de personalidade
O Indicador Myers Briggs dos Tipos de Personalidade utiliza a combinação de quatro critérios para definir os perfis psicológicos das pessoas. Os critérios são opostos e excludentes, o que significa que indivíduos extrovertidos não podem ser introvertidos, por exemplo.
A combinação desses critérios define o tipo de personalidade. As preferências de cada pessoa são estabelecidas de acordo com os seguintes eixos:
1. Introversão (I) e Extroversão (E): é determinada de acordo com a sua fonte de energia, se vem do mundo interior ou exterior;
2. Sensação (S) e Intuição (N): é a forma como você prioriza a síntese de informações, sempre existindo uma função dominante e outra auxiliar;
3. Racionalidade (T) e Emoção (F): é o modo como você trata as informações a que têm acesso;
4. Juízo (J) e Perceção (P): tem a ver com a nossa função principal e determina o seu modo de ação.
Tipos de personalidade
Identificar os tipos de personalidade é bastante importante para o autoconhecimento.
1 - Lógico (INTP)
Esse grupo costuma ser estratégico, independente e reservado. São pessoas que gostam de dominar conhecimentos, competências e conceitos que valorizam a lógica e a consistência. Alguns exemplos de carreira são: Engenharia, Desenvolvimento de Sistemas e Ciências da Computação.
2 - Inovador (ENTP)
Quem se encaixa nesse tipo se destaca por ser adaptável, analítico e criativo. Sua maior motivação é inovar, pois são persistentes e gostam de criar e recriar processos. Algumas opções de carreira são: Design, Administração e Arquitetura.
3 - Comandante (ENTJ)
Críticas, lógicas e curiosas, pessoas com esse perfil adoram liderar. Por serem sociáveis e confiantes, conseguem apresentar bem suas ideias. Além disso, valorizam a lógica, costumam ser estrategistas e gostam de jogar com diferentes cenários. Exemplos de carreira: Direito, Engenharia, Economia e Publicidade.
4 - Arquiteto (INTJ)
Lógicos, autoconfiantes e independentes, esse grupo é um bom aplicador de modelos teóricos e construtor de sistemas complexos. Mais contidos e reservados, preferem trabalhar com grupos pequenos. Opções de carreira: Direito, Redação e Consultoria.
5 - Animador (ESFP)
Essas pessoas se destacam pela simpatia e pela necessidade de agradar. São bem-humoradas, cooperativas, divertidas, sociáveis e tolerantes. Dons artísticos e habilidade para os relacionamentos são características importantes. Exemplos de carreira: Relações Públicas, Artes e Vendas.
6 - Aventureiro (ISFP)
É um grupo mais sensível, perfeccionista e modesto. São pessoas com inteligência cinestésica apurada e que se motivam por expressões não verbais. Alguns exemplos de carreira são: Artes Plásticas, Música, Teatro e Gastronomia.
7 - Virtuoso (ISTP)
Quem se encaixa nesse perfil costuma ser impulsivo, prático e adaptável. São indivíduos com comportamento desbravador e que gostam de superar limites. Como outros grupos introvertidos, são discretos e preferem trabalhar com equipes menores. Exemplos de carreiras: Educação Física, Artes e Pilotagem.
8 - Empreendedor (ESTP)
São competitivos, negociadores e autoconfiantes. Por isso, enxergam boas oportunidades com facilidade. Capazes de alcançar seus objetivos e aproveitar recursos de forma criativa, costumam se dar bem quando precisam negociar produtos, ideias e serviços. Opções de carreira: Administração, Relações Públicas e Empreendedorismo.
9 - Ativista (ENFP)
Diplomáticos por excelência, são pessoas que se diferenciam pela necessidade de motivar e agregar o grupo com o objetivo do bem maior. Sociáveis e entusiasmados, são profissionais capazes de enxergar o talento dos outros. Exemplos: Direito, Política e Diplomacia.
10 - Mediador (INFP)
Empatia é a marca desse grupo. São sensíveis, discretos e compreensivos, capazes de notar facilmente as necessidades do outro. Opções de carreira: Jornalismo e Direito.
11 - Protagonista (ENFJ)
Prestativos, entusiasmados, envolventes e idealistas, essas pessoas são especialistas em desenvolvimento pessoal. São capazes de identificar talentos alheios e trabalhar para potencializá-los. Exemplos de carreira: Professor, Mentoria, Educação Física e Coaching.
12 - Conselheiro (INFJ)
Esse grupo se destaca por ser reservado, idealista e profundo. Como conquistam facilmente a confiança e simpatia das pessoas, conseguem motivar equipes para atingir o seu melhor desempenho. Opções de carreira: Psicologia, Assessoria de Imprensa, Educação e Coaching.
13 - Executivo (ESTJ)
Pessoas desse grupo são objetivas, decididas e eficientes. São motivadas pelas responsabilidades que recebem, valorizando estabilidade e segurança. Gostam de assumir obrigações e liderar grupos. Exemplos de carreira: Administração, Contabilidade, Finanças, Vendas e Gestão Pública.
14 - Inspetores (ISTJ)
Em geral, são sistemáticos, organizados, práticos e realistas. São pessoas fiéis e que gostam de pertencer a grupos ou empresas. Reservados e conservadores, buscam a manutenção da tradição e valores da equipe na qual trabalham. Exemplos de carreira: Administração, Auditoria, Finanças, Saúde e Gestão de Projetos.
15 - Defensor (ISFJ)
Detalhistas, pacientes e humildes, essas pessoas se destacam pelo prazer em servir ao próximo. Se preocupam com o bem-estar de todos e buscam a melhoria do ambiente para o bem comum. Algumas opções de carreira são: Assistência Social, Saúde e Gestão Ambiental.
16 - Provedor (ESFJ)
Indivíduos desse grupo costumam ser cooperativos, sociáveis e afetivos. Suas decisões colocam as pessoas em primeiro lugar. Ficam motivados quando conseguem estabelecer e manter bons relacionamentos. Exemplos de carreira: Consultoria, Relações Públicas e Assessoria.
