Artigo 5

03-11-2021

Os Transtornos de Personalidade são um grupo de doenças mentais em que os traços emocionais e comportamentais de uma pessoa são mal ajustados.

Um transtorno é diagnosticado quando os traços de personalidade apresentam um "desvio" significativo em relação aos outros e não são flexíveis, prejudicando a adaptação da pessoa a situações do dia-a-dia e causando sofrimento e incômodo nos seus relacionamentos pessoais e em outras áreas da sua vida.

Hoje em dia são conhecidos vários transtornos de personalidade, como por exemplo:

→ Transtorno de Personalidade Paranóide;

→ Transtorno de Personalidade Esquizóide;

→ Transtorno de Personalidade Esquizotípica;

→ Transtorno de Personalidade Antissocial;

→ Transtorno de Personalidade Emocionalmente Instável;

→ Transtorno de Personalidade Histriônica;

→ Transtorno de Personalidade Narcisista;

→ Transtorno de Personalidade Dependente;

→ Transtorno de Personalidade Ansiosa;

→ Transtorno de Personalidade Obsessiva.

Transtorno de Personalidade Paranóide

A principal característica do Transtorno de Personalidade Paranóide é a tendência à desconfiança de estar a ser explorado, passado para trás ou traído, mesmo que não haja motivos. Outros traços comuns a paranóides são por exemplo: não mostrar muito afeto, sentir uma ansiedade e estar irritado com frequência, guardar rancor e ter medo excessivo de ser desprezado, entre muitos outros.

Transtorno de Personalidade Esquizóide

As pessoas esquizóides têm muita dificuldade de construir e manter relações pessoais e também de expressar emoções. Algumas características deste transtorno são: não demonstrar afeto ou raiva, não ter reação a elogios e críticas, preferir estar sozinho, ser insensível, entre outros.

Transtorno de Personalidade Esquizotípica

São pessoas excêntricas, que têm crenças diferentes das comuns, experiências de ilusões, pensamentos e falas que "fogem da normalidade". Apresentam características como: pensar que têm poderes, como ler mentes ou prever o futuro, são supersticiosos e acreditam em demasia em fenómenos paranormais, sofrem de ansiedade social, normalmente não sabem lidar com afetos, entre outros.

NOTA: o transtorno de personalidade esquizóide e esquizotípica não devem ser confundidos com esquizofrenia, sendo esta uma doença diferente.

Transtorno de Personalidade Antissocial

São pessoas que têm o comportamento irresponsável, explorador e insensível, marcado pela completa ausência de remorsos. É desse transtorno que surgem psicopatas e sociopatas. Outros traços do Transtorno de Personalidade Antissocial são: a tendência de manipular os outros em proveito próprio, desrespeitarem regras e obrigações sociais, serem insensíveis, tornarem-se rapidamente agressivos e violentos, estabelecem relacionamentos com facilidade, mas têm muita dificuldade em mantê-los, entre muitos outros.

Transtorno de Personalidade Emocionalmente Instável (Borderline)

A instabilidade das emoções é o traço mais marcante deste transtorno. A pessoa com borderline costuma ter variações rápidas e intensas no estado de humor de um momento para o outro, sem um motivo aparente. Outras das características do Borderline são: serem muito impulsivas, principalmente em relação a gastos financeiros, comportamento sexual e abuso de álcool, drogas e outros vícios, rápida variação das emoções, podem ser suicidas ou se auto-mutilarem, entre outras.

Transtorno de Personalidade Histriônica

As pessoas com este transtorno têm a tendência a serem dramáticas e a fazerem com que as atenções estejam viradas para si. São imaturos e não conseguem encontrar uma maneira mais evoluída de lidar com o meio e com as outras pessoas. outras características deste transtorno são: buscam frequentemente elogios, aprovações e reafirmações dos outros, são sedutores, manipuladores e exibicionistas, preocupam-se excessivamente com a aparência, sentem-se desconfortáveis em situações em que não são o centro das atenções,entre outras.

Transtorno de Personalidade Narcisista

As pessoas com Transtorno Narcisista julgam-se grandiosas e especiais. Por isso, desprezam e exploram os outros nas suas relações sociais. Algumas características de narcisistas são: acreditam que são superiores, especiais e únicos, e esperam que os outros também o vejam assim, não costumam ter empatia e têm dificuldade em compreender os desejos, experiências e sentimentos dos outros, entre outras.

Transtorno de Personalidade Dependente

São pessoas extremamente dependentes dos outros: precisam de outras para se apoiarem emocionalmente e se sentirem seguras. As pessoas que têm Transtorno de Personalidade Dependente são geralmente incapazes de tomar decisões do dia-a-dia sem diversos conselhos e reafirmações de outras pessoas, submetem suas próprias necessidades às dos outros, têm muito medo de serem abandonados por pessoas com quem têm um relacionamento íntimo, entre outras.

Transtorno de Personalidade Ansiosa

Podemos pensar neste transtorno como uma máxima expressão da Fobia Social. São pessoas inibidas, ansiosas e de autoestima baixa, além de serem excessivamente sensíveis a críticas e rejeições.

Transtorno de Personalidade Obsessiva

As pessoas obsessivas têm uma forte tendência ao perfeccionismo, comportamento rigoroso, disciplinado e exigente, com elas próprias e com os outros. São formais, detalhistas e intelectualizadas, quase nunca estão satisfeitas com o seu próprio desempenho, e acham sempre que devem melhorar, são pessoas indecisas e cheias de dúvidas, costumam ser frios e não se expressar afetivamente, são excessivamente corretos, respeitosos e cautelosos em relação às normas sociais.


Gustavo
LuIs
Leonor marques                       12º Desporto 1
Frederico 
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora